10 canções que amo de artistas que odeio
O problema da canção pop é que quando ela te pega de jeito, sua rádio-cabeça não consegue tirá-la da sintonia. E em casos como o meu, onde a maior parte do pop mundial nunca me tocou, fica fácil elencar o porquê eu não ignoro ouvi-las.
Contudo, mesmo sabendo que bom ou ruim é subjetivo, montei uma lista com 10 canções de artistas que acho medíocres e evito escutar. Mas por algum motivo, as músicas que listei abaixo me encantam de uma forma única e eu prefiro ignorar quem as fez apenas pra assobiar junto. Vamos a elas.
Porta aberta | Luka
Quem viveu o início do Século 21 lembra o quanto “Tô nem aí” encheu o saco. E mesmo com um segundo álbum até interessante, a gema pop da Luka aparece em Porta aberta.
Refrão com vozes dobradas e uma letra passional sobre aguardar a volta de alguém.
Não fosse o efeito no vocal e o beat eletrônico bobo, seria uma música ainda maior.
1997 | Hateen
Eu acho todo o emo e similares uma grande merda na música mundial. Basicamente porque eles enfiam o pop no punk mas entregam letras do nível do sertanejo novo.
Mas por algum motivo, 1997 é bonita e, ainda que repita todo o clichê que citei ali em cima, me causa um certo encanto.
Experiencia religiosa | Enrique Iglesias
Quando esse senhor estourou nos anos 2010 com Bailando, eu me questionei sobre o fato dele ainda fazer música. Mas se no hit ele entregava o arroz com feijão caliente pros gringos, o sucesso me recordou que eu adorava Experiencia religiosa, com seu clipe brega e coral de igreja.
Te encontrar de novo | Vinny
Outro pulha da música brasileira que encheu o saco com Heloísa, mexe a cadeira e Uh Tiazinha. Mas sabe-se lá porquê, havia uma pérola pop, voz e violão, em seu álbum de estreia, que Joiestar no repertório do Skank ou outra banda que trata o pop com respeito.
Tô fazendo falta | Joanna
Pra mim, Joanna sempre foi a versão cafona da Gal ou da Bethânia. Mas nessa canção (que não deixa de ser brega), há um apelo pop na melodia e letra que não me deixou passar ileso.
Além disso, a música tem uma construção crescente que remete a Deslizes ou Evidências, fazendo com que se cante com o coração na boca. E isso é ouro.
Tô aprendendo a viver sem você | Detonautas
A banda do Tico é tudo que acho de pior no Rock nacional. Um sub Charlie Brown Jr com letras ainda piores (como fosse possível) e aquele peso nas guitarras pra rockeiro gourmet.
Contudo, essa é uma faixa onde a imitação de Red Hot Chilli Peppers funcionou perfeitamente bem. E não é preciso ouvir a banda pagando de mau.
Nutshell | Alice in Chains
Por algum motivo que não sei explicar, amo Soundgarden, Pearl Jam e Nirvana (nessa ordem) e chamo a banda do Layney e Cantrell de Alice in Chatos.
Desde o fim dos anos 90, eles sempre foram o meu Tarantino musical: eu sei que diz algo, que se pessoas adoram mas nunca disse pra mim.
Porém, Nutshell é bonita demais e eu precisava colocá-la nesta lista.
I drive myself crazy | NSYNC
Boy band, desde sempre, foi produto. E quando a banda do Timberlake surgiu, ele ainda eram uma cópia ruim do Backstreet Boys que já eram horríveis.
Mas aqui, eu me vi emocionado pelo clipe bobinho e o soul aguado. Podem me julgar, mas gosto demais dessa.
Pra ninguém | Capital Inicial
Ironicamente, a banda que mais vi ao vivo na vida (17x) è uma das que acho mais chatas de todos os tempos.
Aliás, arrisco dizer que eles são o pré Jota Quest. Mas a parte de um álbum interessante (Atrás dos olhos), há uma canção no disco pós acústico que arrisco dizer ser a mais legal do grupo.
Next year | Foo Fighters
Dave Ghrol deve ser o cara mais legal do rock. Mas nem isso me fez curtir sua banda pós Nirvana.
Ok, tem um ou outro single até legal (Best of you, My hero e Learning to fly) mas fico sempre com a impressão que a banda tá ensaiando pra ser rock mas nunca chega lá.
Porém, no dia que decidiram ser pop de verdade, fizeram esse trem lindo aqui.
E vocês, qual banda ou artista não curtem mas uma música fica na exceção?
Experiência própria de um fã de Alice in Chains: eles são a dose exata de depressão e raiva que alguém que tem o mesmo diagnóstico que eu precisa.